Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de abril de 2012


CURVAS


Temos que ter cuidado nas curvas, pois nas curvas atuam duas forças da natureza centrifuga e centrípeta, força essa que joga o carro nas curvas para fora ou para dentro das curvas fazendo o motorista perde o controle do carro caso esteja em alta velocidade em uma curva.

Um observador no interior do carro, sobre uma aceleração em relação à estrada, quando entra em uma curva sente-se atirado para fora do carro, ou seja para fora da curva. Esta poderia ser considerada a força centrífuga, que o atira para fora da trajetória circular, porém a força centrifuga só é válida para o observador em movimento junto ao carro, ou seja um observador não-inercial.
Já a força centrípeta joga o carro para dentro da curva.

Como agir em uma curva:
Ao observar uma curva, diminua a velocidade, procure ficar dentro de sua faixa para não queimar faixa e correr o perigo de colidir com outros motoristas, acelere um pouco durante a curva para ter mais aderência, evite frear durante a curva pois aumentará a atuação das forças centrifuga e centrípeta sobe o carro e seus ocupantes, para os iniciantes faça as curvas sempre orientando-se pelo meio fio caso esteja mais a direita ou pela faixa de divisão de fluxo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário