Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de abril de 2012


 crônicas




                                    A baliza e dona Joaquina




Certa vez me deparei com uma aluna, dona Joaquina, uma senhora que tinha um sotaque bem engraçado, pois viera do norte, e me disse que em sua terrinha era molezinha andar de jegue e ela o fazia muito bem e que o carro iria ser mais mole ainda, pois o carro seria bem mais obediente e atenderia com rapidez aos seus comandos, coisa que o pobre do jegue não fazia; disse a ela então:
-         vamos as aulas, quero ver, se a senhora é arretada tanto no carro quanto foi no jegue.
Na primeira aula notei uma certa dificuldade de entrosamento com o veiculo, depois de 70 aulas eu a liberei para a prova, pois o prazo de validade de processo estava vencendo, pois na minha opinião devido aos meus anos de experiência ela deveria fazer mais 70 aulas, ou seja, ela devia continuar com o jegue, que ao meu ver lhe era bem mais fácil, mesmo sendo teimoso.
            No dia da prova, a senhora arrasou no visual, fez o cabelo, a unha, enfim serviço completo, estava com uma blusa de cetim de cor azul Royal, aquele bem azul, e uma saia bem florida que mais parecia um campo de rosas ate a altura do joelho, como só é permitido fazer a prova de sapato fechado a senhora me coloca meia e uma conga. Depois de aguardar sua vez muito ansiosa dona Joaquina enfim foi chamada para fazer sua prova.
            Já na baliza, começou a mover o carro, de um lado para o outro, e eu vendo aquilo tudo, pensei: aonde foi que ele aprendeu a fazer isso pois eu não ensinei, fiquei admirado com a quantidade de voltas que ela dava ao volante, as idas e vindas com o veiculo, sua sorte era que naquele tempo baliza não tinha tempo, era livre, pois a senhora já estava lá fazia uns 20 minutos. Já muito suada e cansada, enfim dona Joaquina conseguiu colocar o veiculo na vaga, com perfeição, perguntando ao examinador se estava perfeito e se podia sair para o transito.
O examinador, vaio com uma cara de espanto e ao mesmo tempo curioso e disse:
-         a senhora esta de parabéns, apesar do tempo, nem eu conseguiria fazer o que a senhora fez!
Dona Joaquina radiando de felicidade diz ao examinador
-         ai, senhor eu consegui né, eu sabia, que seria mais fácil, que andar de jegue lá no norte.
E o examinador com aquela cara de surpreso diante daquela situação diz a senhora:
-         calma minha senhora, eu não falei que a senhora foi aprovada, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta.
E a senhora já sem paciência diz:
-         pergunta logo, estou ansiosa para saber se consegui, porque até agora o senhor não me falou.
O examinador em seguida chama o instrutor e pergunta:
-         instrutor, foi o senhor que ensinou a sua aluna a fazer essa baliza.

Ela já muito impaciente, interrompe a conversa, e afirma ao examinador:
-         foi esse rapariga que me ensinou sim, porque tem algum problema, olha eu não to entendendo mais nada será que da pra alguém me dizer o que ta acontecendo e porque ta todo mundo rindo de mim.
E o examinador não se conteve e disse:
-         a senhora colocou o veiculo muito bem na vaga, porem a senhora esta reprovada
Joaquina, se desespera, pois ao sair do carro conferiu tudo, e estava certinho dentro da vaga, e a sua volta todos continuavam rindo, e ela disse ao examinador:
-         senhor, se você me disse que fui bem,  o carro ta dentro da vaga, não entendo como consegui ficar reprovada.
E o examinador, rindo, responde:
- senhora, o carro ficou bem na vaga, o problema é que a senhora conseguiu, não sei como, coloca-lo na vaga ao contrario da ordem de todos os carros, ou seja, na CONTRAMÃO.



Um comentário:

  1. Certa vez uma aluna em sua 8 aula ve um carrinho de bebe a 100metros,e pergunta nao é melhor deixar o carrinho de bebe passar,o carrinho nem iria passar em nossa frente!Outro aluno me pergunta na sua 5 aula sera que pramim que estou apredendo a dirigir nao é melhor engrenar a segunda marcha ali perto daquele caminhao que estava a 200 metros de distncia e no mesmo dia tudo isso de baixo de um sol de muer sem agua para beber na decima quarta aula do dia.

    ResponderExcluir