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domingo, 13 de maio de 2012






Como fazer uma ultrapassagem e transposição de faixa

A ultrapassagem é a manobra mais perigosa ou uma delas, quando você faz a ultrapassagem você fica muito vulnerável, pois você entra na contramão temporariamente, e um mal calculo poderá colocar você em risco e outros motoristas.
A transposição se da em via de um mesmo sentido de direção e por ser mais fácil deve-se ter o mesmo cuidado que a ultrapassagem.

ULTRAPASSAGEM

-  verifique se a via é regulamentada para a ultrapassagem.

-  sinalize com antecedência sua intenção ( seta é uma intenção, não quer dizer que você já conseguiu seu objetivo, devemos ver quem tem a preferência conforme o CTB ).


-  verifique no espelho retrovisor se esta livre atrás, caso algum carro esteja ultrapassando você, espere, pois ele já esta na manobra de ultrapassagem e tem a preferência.

-  verifique se não vem carro no sentido contrario, caso venha, espere, a preferência é dele.

-  verifique onde você vai encaixar seu carro pois ultrapassagem.

-  tudo favorável, faça a ultrapassagem, vire o volante levemente para esquerda, acelere um pouco para ficar com mais velocidade, se necessário buzine levemente, olhe para o retrovisor interno ou da direita e quando avistar a frente do veículo que ultrapassou é hora de voltar para sua faixa, ligue a seta para direta e volte para sua faixa de direção com atenção.

só faça a ultrapassagem pela esquerda, só ultrapasse pela direta salvo em caso estritamente necessário, quando você observar que o carro a frente vai fazer uma conversão a esquerda, nesse caso, você poderá com segurança ultrapassar pela direita.


Locais onde não se deve fazer ultrapassagens 

O condutor não poderá ultrapassar nos locais proibidos pela regulamentação, duplo sentido de direção com faixa continua, curvas, aclives sem visibilidade, passagem de nível (cruzamentos com linha férrea), nas pontes e viadutos, nas travessias de pedestre, cruzamentos, lombadas e túnel.





LINHAS DE DIVISÃO DE FLUXOS




Quando a via estiver com a faixa contínua da cor amarela regulamenta a proibição de ultrapassagem e seccionada estará regulamentada a ultrapassagem com segurança.


Cor amarela ( sentido duplo )

Cor branca ( sentido único )



Transposição de faixa de um mesmo sentido



A transposição de faixa se da quando um motorista encontra-se em uma via de um mesmo sentido e tem a vontade de mudar de lado, ir para faixa de maior velocidade que se destina ao lado esquerdo da via, ir para faixa de menor velocidade que se destina ao lado da direita ou seja mudar de lado em uma via de mesmo sentido por exemplo, AV BRASIL, temos que ter cuidado com os veículos ao lado para não acontecer um abalroamento ( acidente com a lateral do carro, mais comum de se ver em um cruzamento e podendo acontecer na hora de uma transposição de faixa também ),ou até mesmo atropelar um motociclista que esteja ao seu lado no ponto sego do espelho retrovisor ( ponto que o espelho retrovisor não pega, por falha de regulagem, um ângulo de largura deficiente do próprio espelho e pelas colunas de sustentação do teto do carro) temos que ter muito cuidado para não causar acidente.


Faixas brancas de divisão fluxo de um mesmo sentido, segue a regra; quando contínua proibido mudar de faixa ou pista, quando seccionada permitida a mudança de faixa ou pista.





Para mudar faixa, ligue a seta de direção com antecedência, verifique se a faixa que pretende entrar esta livre, cuidado com o ponto cego do espelho retrovisor e para não ser enganado pela velocidade dos veículos que vem na faixa a qual pretende entrar, pois você poderá andar em uma velocidade de 55km/h em uma rodovia por exemplo, e o carro que vem na faixa a qual pretende entrar está com uma boa distância, porem, sua velocidade é o dobro da sua, e você transpõe a faixa pensando que a distância de segurança e boa, poderá ser até boa, mais nesse casso entra a velocidade do outro veiculo que está a 110km/h, com esse calculo mal feito e essa transposição de faixa prematura e sem a velocidade ideal, poderá colocar você em risco e os  ocupantes de outros veículos, caso ele não observe seu erro com baixa velocidade em uma rodovia, o veículo que vem em alta  velocidade poderá te alcançar em segundos e ocasionar um grave acidente.

caso esteja tudo favorável e seguro, faça a transposição de faixa suavimente e siga seu destino.

Fazendo uma passagem

Passagem por outro veículo: movimento de passagem à 
frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em 
menor velocidade, mas em faixas distintas da via, use o mesmo procedimento da ultrapassagem.

5 comentários:

  1. Só acho que as auto-ecolas deveriam nos ensinar a andar numa velocidade superior a 40KM e com marchas acima da 3ª, pois eu tive dificuldades não em velocidades altas, mas em redução delas em alta velocidade...

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  2. EDUARDO VOCÊ TEM RAZÃO, UMA GRANDE PARTE DAS AUTO ESCOLAS FAZEM TREINO COM BAIXA VELOCIDADE E SÓ ANDAM ATE A 3º MARCHA, É UMA QUESTÃO DELICADA PARA FALAR, POIS ENVOLVE VÁRIAS COISAS QUE DEVEMOS ANALISAR:

    O ALUNO NA APRENDIZAGEM, TEM PESSOAS QUE APRENDEM RÁPIDO E OUTRAS COM MUITO CUSTO, PARA UM ALUNO APRENDER O BÁSICO COM 20 TREINOS QUE A LEGISLAÇÃO PEDE ELE TERÁ QUE TER TRÊS QUALIDADES MUITO IMPORTANTE PARA UM BOM DESEMPENHO E SÃO ELES: INTELIGÊNCIA ELEVADA, COORDENAÇÃO MOTORA BOA E CONTROLE EMOCIONAL EQUILIBRADO, GERALMENTE CADA PESSOA VEM COM DUAS FALTAS DESSAS QUALIDADES E MUITOS SEM AS TRÊS, FICA DIFÍCIL O APRENDIZADO, NESSES CASOS OS ALUNOS TERIAM QUE FAZER MAIS AULAS E MUITOS DELES NÃO TEM DINHEIRO PARA FAZER, COM ISSO SÓ FICAM NO BÁSICO E TENTAM A SORTE NO DIA DA PROVA, QUANDO O ALUNO TEM FACILIDADE DE APRENDER ELE PODERÁ ANDAR EM TODAS AS MARCHAS E VIAS, MAIS DEPENDERÁ DO INSTRUTOR APROVAR, POIS CADA COLEGA INSTRUTOR TEM UMA DIDÁTICA.

    INSTRUTOR: CADA INSTRUTOR É CREDENCIADO JUNTO AO DETRAN E TEM QUALIFICAÇÃO PARA DAR AULAS PRÁTICAS, COMO JÁ FALEI, CADA COLEGA TEM UMA MANEIRA DE ENSINAR, NA MINHA OPINIÃO DEVERÁ CADA INSTRUTOR ENSINAR O MINIMO, SAIR, PARAR, CURVAS, PAINEL DO CARRO, REGULAGEM DE BANCO, ESPELHOS RETROVISORES E USA-LOS EM MOVIMENTO, PASSAR AS MARCHAS NO TEMPO CERTO, DA 1º ATÉ 3º, REDUZIR AS MARCHAS, LADEIRA, ANDAR EM VIAS LOCAIS 30KM, COLETORAS 40KM E VIAS ARTERIAIS 60KM E ESTACIONAMENTO(BALIZA), BÁSICO PARA ALUNOS MÉDIOS, ALUNOS BONS, APRENDER TODOS OS ITENS JÁ COMENTADOS ACIMA E ANDAR EM VIAS DE TRANSITO RÁPIDO 80KM E PASSAR A 4º E 5º MARCHAS, TODAS PESSOAS COM SAÚDE APRENDEM A DIRIGIR, A QUESTÃO É, QUANTAS AULAS PARA SER UM BOM MOTORISTA, JÁ TIVE UM ALUNO QUE CHEGOU FAZER 120 AULAS E UM PSICOLOGO AJUDANDO A VENCER OS TRAUMAS.

    É PERMITIDO ANDAR EM VIAS DE TRANSITO RÁPIDO, OLHEM OQUE A RESOLUÇÃO FALA A RESPEITO: a Res.285/08 do Contran prevê na estrutura curricular de Prática de Direção, o treinamento em vias urbanas e rurais (que compreende estradas e rodovias). Porém, a instrução de prática de direção veicular na via pública, será realizada nas zonas e horários pré-estabelecidos pelo Departamento de Trânsito, em períodos diurnos e noturnos para o mesmo candidato. A instrução em rodovias depende de prévia autorização do órgão competente.

    AUTO ESCOLA: ALGUNS DONOS DE AUTO ESCOLA DÃO ORDEM AOS SEUS INSTRUTORES PARA NÃO SAIR DO BAIRRO DA AUTO ESCOLA, SÓ ANDAR ATÉ A 3º MARCHA E MUITOS FALAM ATÉ DO PERCURSO QUE O INSTRUTOR DEVERÁ FAZER, FALO ASSIM, POIS JÁ ACONTECEU COMIGO.

    ESSA É MINHA OPINIÃO E RESPEITO TODAS AS FORMAS DE SE APRENDER, TUDO DENTRO DE UMA LEGALIDADE. ABRAÇO DO INSTRUTOR PEDRO.

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  3. Respostas
    1. Gabriele Bueno, no caso da frase o "salvo" quer dizer uma ressalva, ou seja: "a não ser". Na frase "salvo em caso estritamente necessário" você pode ler: "A não ser em caso estritamente necessário".

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  4. Oi sou Ricardo netto heinrich de porto alegre fone 51 999776217 e mail r.netto@terra.com.br.
    Aqui em Porto Alegre ,RS a prefeitura numa via de 3 faixas fez uma via só para ônibus numa determinada hora fui multado em uma delas como foi abasteci em um posto que fica a 10 metros do pardal que fica nesta faixa só para ônibus só que ao sair do posto não poço sair direto na pista central preciso sair pela direita ai pego com segurança a pista central esta pista só para ônibus é das 16 até 20 hs isso na Av. Ipiranga 8 mil é pouco e na Av. Nonoai nós dois sentidos das 6.30 até as 9 e das 16 às 20 horas este tipo de multa seria válidas me fazendo ir direto para a pista central e quando estou na pista central se precisar entrar em uma rua a direita se entrar na pista da direita o risco de levar uma multa é grande e o valor é quase $400,00 fico no aguardo para maiores esclarecimentos .

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